Papa Francisco encontra cinco enfermos com doenças degenerativas
O Papa Francisco se encontrou na Sala Paulo VI com três doentes de esclerose lateral amiotrófica (ELA) e dois de atrofia muscular espinhal (AME). Os enfermos Martina, Anna, Vito, Alessandro e Domenico provinham da cidade de Bari, no sul da Itália, acompanhados pelo Dr. Pierfrancesco Di Masi.
Em declarações ao jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, o médico disse: "Percorremos mil quilômetros para reforçar a nossa fé e pedir ao Papa que nos ajude no nosso objetivo de abater os muros e derrubar as barreiras arquitetônicas, garantindo finalmente aos doentes uma assistência completa".
De acordo com o Dr. Di Masi, os cinco enfermos "vivem sempre fechados em suas casas, dependendo totalmente de maquinários para respirar e se alimentar".
Mas "hoje – explicou –, estão aqui também para reafirmar sua dignidade e para dizer que a doença, por mais grave que seja, não os paralisa".
Cada um dos enfermos entregou a Francisco um presente, como poesias ou a camiseta do time do Bari. O grupo estava acompanhado de familiares e agentes de saúde.