quinta-feira, 19 de março de 2015

Notícias

Cáritas Diocesana de Valadares realiza Jornada pela Paz durante aniversário da cidade
Durante as festividades do aniversário de 77 anos da cidade de Governador Valadares, a Cáritas Diocesana realizou diversas atividades para conscientizar a população sobre a violência contra jovens. O evento foi realizado área central da cidade.
Apenas no ano de 2014, foram assassinadas em Governador Valadares 116 pessoas, sendo a maioria jovem, negra e da periferia. Para levantar a reflexão sobre o assunto, a primeira ação do dia, foi montar uma tenda de divulgação e fazer oficina de cartazes. Os cartazes lembravam os nomes de cada pessoa assassinada e foram afixados nas árvores da Praça dos Pioneiros. No final da tarde, na hora da cerimônia oficial,  foram acesas 116 velas desenhando no chão da praça o número 116 e realizado um culto em memoria das vítimas.
Agentes Cáritas e voluntários estiveram
presentes durante todo o dia no local
De acordo com o vice-presidente da entidade, Xavier Galarza esta é mais uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos. O evento é uma homenagem a Mahatma Gandhi, líder pacifista indianoque foi assassinado.
Gandhi, também chamado Mahatma (que significa “grande alma”, “alma iluminada”), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.
A dona de casa, Maria da Conceição Ferreira, 53, passava pelo local e questionou os agentes da Cáritas sobre o ato. “Não tinha nem ideia que foram tantas pessoas assim assassinadas aqui. Temos que nos conscientizar sobre o que leva a isso na nossa cidade”, disse.
Ana Rosa e Xavier Galarza junto com a
prefeita, Elisa Costa
Para Xavier Galarza, a ação foi singela mais significativa.  “Teve um componente educativo e de provocação à consciência das pessoas e da coletividade, ao lembrar de tantos cidadãos valadarenses, vitimas da desigualdade social. A violência é um sintoma de que a sociedade está doente. Ações singelas e pedagógicas podem fazer a diferencia na hora de conscientizar a população sobre temas importantes mais que estão fora da pauta da mídia e das agendas das autoridades”, comenta.
A Coordenadora da Pastoral da Sobriedade e voluntária da Cáritas Diocesana,Maria Aparecida de Souza Rodrigues esteve no local. De acordo com ela, o número de homicídio em Governador Valadares cresce a cada dia. “É assustador. Ás vezes sinto-meangustiada e até mesmo impotente em meio a tantas violências, sem saber o que fazer e como fazer para diminuir esta triste realidade em nosso meio”, lamenta.

Assessoria de Comunicação da  Cáritas Regional MG