segunda-feira, 16 de março de 2015

Exercícios Espirituais

ORAÇÃO
Rezar é conversar com DEUS, é segredar-LHE os anseios, projetos, aflições, angústias e as necessidades de cada dia. Depois, confiantemente, com espírito de fé e esperança, aguardar a manifestação da Vontade Divina, que sempre será a melhor, porque ELE quer o nosso bem estar, mesmo que em algumas vezes a vaidade
humana sem compreender, sente-se ofendida quando vê que suas súplicas tardam a chegar ou não são atendidas. Entretanto, mesmo assim, a atitude correta do fiel é acreditar e esperar, porque o SENHOR sabe e realiza o que é melhor para nós. Dessa forma, a atitude normal de um cristão consciente é ter confiança na providência Divina e permanecer fiel em todas as ocasiões, mesmo naquelas em que imaginamos sermos "esquecidos" pela Bondade Infinita do SENHOR.
 
A oração pode ser padronizada como o PAI NOSSO e a AVE MARIA, ou improvisada, com palavras saídas diretamente do coração. Todavia, independentemente do modo escolhido, é necessário existir uma fervorosa interiorização, como providência relevante, porque é um momento em que a criatura estabelece uma comunhão pessoal com DEUS, e então deverá ter a mente voltada para ELE, louvando e amando Aquele a Quem irá dirigir as suas palavras repletas de amor e carinho na prece que irá pronunciar.
 
Entretanto, não deve causar preocupações e temores, a procura da maneira de como rezar melhor. A oração deve ser simples e acompanhada de atitudes modestas, sinceras e espontâneas. Cada criatura tem o seu próprio jeito de falar e externar os seus sentimentos e afetividade. Importante é não ser comodista, apressado e preguiçoso. E mais importante ainda, é nunca deixar de rezar.